quarta-feira, 26 de setembro de 2007

kumite



Kumite é um método de treinamento, em que dois homens se enfrentam mostrando suas técnicas adquiridas com o Karatê. Consequentimente esse método pode ser considerado uma aplicação dos fundamentos aprendidos nos Kata e pode ser considerado uma espécie de disputa.
Antigamente em Okinawa, o Karatê baseava-se quase que exclusivamente no Kata. Raramente a força de um soco ou bloqueio era medida pelo que se chamava Kakedameshi.
Depois de sua introdução no Japão, o Karatê aos poucos foi se tornando popular entre os jovens e pasou a receber influências de outras artes marciais do Japão. O Kumite passou a ser treinado no fim da década de 20, e foi estudado e aprimorado, eo Jiu Kumite (luta livre ) foi desenvolvido. Hoje o Kumite é amplamente praticado como método de treinamento.

O Kumite se divide em três tipos:
Kumite básico
Ippon Kumite
Jiyu Kumite
O Kumite básico é para cultivar as técnicas básicas, tendo em mente o nível de habilidade de cada estudante. O Ippon Kumite é para desenvolver as técnicas de ataque e de defesa, o treino dos movimentos corporais e o aprendizado do maai (distanciamento). No Jiyu Kumite não há precordenação de técnicas. Os parceiros tem permição para usar livrimente suas capacidades físicas e mentais, mas o estudante tem de controlar rigorosamente os seus socos, golpes e chutes.
Estas são as duas principais linhas de Karate, o Shuri-te (Shotokan Ryu) e o Naha-te (Goju Ryu):

Gichin Funakoshi e o Shotokan Ryu

Nenhum comentário: