quarta-feira, 26 de setembro de 2007

kata


As técnicas fundamentadas no Karatê são combinadas de maneira lógica nos Kata. Desde os tempos antigos os Kata constituem o núcleo do karatê tendo sido desenvolvidos e aperfeiçoados pelos antigos mestres através do treinamento e da esperiência. Através da prática do kata, o karateka pode desenvolver seu físico, já que eles tem que ser executados com vigor e decisão.A execução de cada Kata faz acompanhada de uma predeterminada linha de atuação (embusen), exemplo o embusen do reian Shodan é em forma de I. Através dos kata o karateka pode aprender a arte da autodefesa, possibilitando-lhe passar por uma situação perigosa com naturalidade e desembaraço, mas o grau de habilidade é fator determinante. As características de cada Kata são:
Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta.
O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.
Há Kata que precisam ser aprendidos e outros que são opcionais. Os primeiros são os cinco Kata Heian e os três Kata Tekki. Os últimos são: Bassai, Kanku, Empi, Hangetsu, Jitte, Gankaku e jion. Os outros Kata são: Meikyo, Chinte, Nijushiho, Gojushiho, Hyakuhachiho, Sanchin, Tensho, Unsu, Sochin e Seienchin.
Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 1. o uso correto da força; 2. a velocidade do movimento, lento ou rápido; 3. a expansão e contração do corpo. Abeleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.
No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata.
No Shotokan atualmente são praticados
26 kata:


Se começa com 5 kata básicos, os HEIAN, que têm como objetivo fazer com que o praticante adquira habilidade sobre as principais técnicas básicas. Deve-se treinar HEIAN até que essas técnicas sejam assimiladas e passem a ser executadas de forma natural. Depois vem a série TEKKI, com três kata. Os kata TEKKI se caracterizam pela base KIBA-DACHI (base do cavaleiro), e todos os deslocamentos são para as laterais, ou seja, somente para a direita e para a esquerda. Como os golpes nesses kata não contam com grandes deslocamentos (os golpes são curtos), os TEKKI têm como objetivo o desenvolvimento do KIME, através do treinamento, principalmente, da contração da região sub-abdominal (TANDEN). Essas duas séries juntas, HEIAN e TEKKI, formam os kata básicos do Shotokan, e devem ser dominados por quem pretende obter a graduação SHODAN (faixa-preta 1o. grau). Os outros 18 kata são considerados avançados e, entre eles, existem vários "tipos" de kata. Cada kata possui um objetivo, e dá ênfase a um determinado tipo de treinamento. Existem kata, por exemplo, que têm como objetivo o desenvolvimento de agilidade (como o ENPI), desenvolvimento de contração/expansão muscular (como o HANGETSU), desenvolvimento de uma base firme (como o SOCHIN), etc...
Nossa tarefa é estudar os movimentos dos kata e treinar aquele que for mais necessário, para desenvolver o que estiver mais precário em nossa técnica. Para isso é preciso já ter algum conhecimento e domínio técnico, e por isso só são recomendados para praticantes graduados. Com isso podemos concluir que os kata não são apenas uma "luta simulada", sem nenhum sentido, como muitos costumam definir. Os kata possuem objetivos e aplicações, e eles reúnem todo conhecimento e beleza do Karatê-do.

OS 26 KATA DO KARATE-DO

PRONÚNCIA
SIGNIFICADO
NOME
01 -
HEIAN SHODAN
Paz e tranquilidade (nível inicial)

02 - HEIAN NIDAN
Paz e tranquilidade (nível dois)
03 - HEIAN SANDAN
Paz e tranquilidade (nível três)
04 - HEIAN YONDAN
Paz e tranquilidade (nível quatro)
05 - HEIAN GODAN
Paz e tranquilidade (nível cinco)
06 - TEKKI SHODAN
Cavaleiro de ferro (nível inicial)
07 - TEKKI NIDAN
Cavaleiro de ferro (nível dois)
08 - TEKKI SANDAN
Cavaleiro de ferro (nível três)
09 - BASSAI DAI
Romper a fortaleza

10 - KANKU DAI
Contemplar o céu

11 - JITTE
Dez mãos (ou dez técnicas)

12 - HANGETSU
Meia lua

13 - ENPI
Vôo da Andorinha

14 - GANKAKU
Grou (tsuru) sobre a rocha

15 - JION
Amor e gratidão (Jion é o nome de um templo)

16 - BASSAI SHO
Romper a fortaleza
17 - KANKU SHO
Contemplar o céu
18 - CHINTE
Mãos estranhas (ou técnicas estranhas)
19 - UNSU
Mãos de nuvens (ou separando as nuvens)
20 - SOCHIN
Espírito inabalável
21 - NIJUSHIHO
24 passos
22 - GOJUSHIHO DAI
54 passos
23 - GOJUSHIHO SHO
54 passos
24 - MEIKYO
Espelho limpo
25 - JIIN
Amor e proteção
26 - WANKAN
Coroa real

Nenhum comentário: