quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Golpes




Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar?
Se o adversário é superior a ti, então por que brigar?
Se o adversário é igual a ti, compreenderá, oque tu compreendes...então não haverá luta.
Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui."

O Karatê-Dô Tradicional focaliza o desenvolvimento do caráter humano a um nível que tem como objetivo alcançar a vitória sobre o oponente sem violência.
Tecnicamente o Karatê-Dô Tradicional é composto de :
* Todome-waza (golpe definitivo) – onde um único golpe destrói o poder ofensivo do oponente;* Técnicas de defesa que anulam o ataque do oponente;* Técnicas de suporte;* Princípios mentais e físicos para execução correta das técnicas.
Com a prática correta do Karatê-Dô Tradicional, é possível fortalecer o corpo e o espírito, disciplinando os instintos primitivos e se aprimorando a personalidade.A busca diária do caminho do Budô, proporciona ao karateca o equilíbrio (corpo e espírito) e como conseqüência, adquire; boa coordenação motora, reflexos aguçados, autoconfiança, autocontrole em qualquer ocasião, senso de disciplina, responsabilidade, respeito pelos semelhantes e espírito de equipe.
Fica evidenciada a forte conotação educacional, pois através da prática do Karatê-Dô Tradicional, procura-se melhorar o caráter, a personalidade, tendo como objetivo a vida em sociedade.
Com os treinamentos de KIHON e KATA; que são movimentos formais, os praticantes procuram desenvolver e automatizar golpes de defesas e ataques em várias direções enfrentando um ou mais adversários imaginários. Cada movimento tem uma aplicação real, onde é de suma importância a dinâmica corporal, a mecânica de cada golpe e o sincronismo com a respiração.
Os movimentos do Karate são muito complexos, necessitando-se de muitos anos de treinamento árduo, dedicação, disciplina e muita força de vontade para buscar cada vez mais a perfeição. Basicamente, um movimento é composto da base, que é posição das pernas e a forma de distribuir o peso do corpo sobre elas e um movimento dos braços, que pode ser uma defesa, um ataque ou os dois combinados. Existe uma infinidade de variações para cada tipo de posição ou movimento, estas ilustrações são apenas um exemplo, não tendo a pretenção de transmitir um conhecimento que só pode ser adquirido através de treinamento real

Nenhum comentário: